Ensino de Arte durante pandemia de COVID-19

Durante o período de março de 2020 a setembro de 2021 as atividades escolares presenciais estiveram suspensas na EJA – Educação de Jovens e Adultos – de Santo André/SP.
Os/as estudantes da EJA que já enfrentam diversas questões de acesso e permanência na vida escolar sofreram também com as dificuldades de acesso à tecnologia e espaço para estudos em suas casas. Para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem diante desse cenário de incertezas, os/as professores/as criaram roteiros de estudos a partir de temas geradores, nos quais cada campo de conhecimento buscou relacionar letras de músicas, poesias, imagens, e charges ao currículo da rede. Foi um momento muito desafiador, mas também de muita aprendizagem para criar esse material, entregue quinzenalmente, que possibilitasse a autogestão de estudos e também acolher os/as educandos/as, em suas dificuldades e vulnerabilidades diante do cenário social ocasionado pela pandemia.
As orientações pedagógicas aconteciam remotamente via WhatsApp, em grupos e individualmente, por meio de imagens, vídeos, áudios, textos e chamadas. Essa escolha se deu pela facilidade que os/as educandos/as já tinham com o aplicativo e a impossibilidade de instalar plataformas de ensino remoto em seus celulares, por indisponibilidade de configuração, além do fato de não terem familiaridade com esse ambiente de aprendizagem.
No final de setembro de 2021 se iniciou o retorno presencial com número reduzido de estudantes e em revezamento, em formato híbrido, com manutenção dos roteiros de estudos em paralelo as aulas presenciais.
Apesar de todas a dificuldades vivenciadas, os/as estudantes conseguiram ter autonomia para se expressar artisticamente em suas casas.
Alguns temas em destaque nos trabalhos abaixo: beleza ideal e beleza real; vida e obra de Carolina Maria de Jesus; Isogravura (Xilogravura) e cordel; relação entre arte e alimentação; racismo, desigualdade social e de gênero.


Deixe um comentário